Eventos

Lançamento do livro do autor mineiro Sérgio Fantini

Capa do livro "Silas"


Os projetos PET de literatura do Rio Grande do Norte, Cais da leitura e Jovens Escribas convidam a todos para o lançamento do livro "Silas", que terá a presença do autor. Será na próxima segunda-feira, dia 16, às 18h, no Campus Floriano Peixoto da Universidade Potiguar - UnP. Antes, às 16h, o escritor da´ra uma palestra para os alunos da Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira, sobre literatura.


O livro apresentará quatro contos, entre eles, o que dá título a obra. Além disso, traz a novela "Diz Xis", lançada em 2000. Dos quatro contos, dois foram publicados na antologia "Contos jovens", de 1986, pela Editora Brasiliense; um terceiro está no livro "Aponto de explodir" (2008) e o último é inédito.

Nesta ocasião, em que também se festejam os 20 anos da primeira edição da "Diz Xis", Sérgio Fantini resolveu elaborar para o público, a primeira biografia de Silas, personagem que se encontra envolvido nas histórias de seu novo livro. Confiram!
 

O projeto “Jovens Escribas Convidam” traz o autor premiado Joca Reiners Terron para conversa com os alunos de Letras da Universidade Potiguar.


Carlos Fialho e Joca Reiners Terron
Os alunos do curso de Letras da Universidade Potiguar (UnP) tiveram um encontro, na última segunda-feira, dia 21, com Joca Reiners Terron,  autor do livro “Do fundo do poço se vê a lua” que recebeu o prêmio  Machado de Assis de melhor romance de 2010. A vinda do autor deve-se ao projeto “Jovens escribas convidam” que visa trazer autores literários para conversas sobre leituras, escritas e livros. Um dos idealizadores do projeto aqui em Natal também estava presente, o cronista potiguar Carlos Fialho, compondo a mesa e apresentando o autor. O evento durou um pouco mais de 1h, tempo suficiente para Terron responder as perguntas dos presentes e apresentar a trama excêntrica que permeia a obra, falando desde a sua experiência na cidade do Cairo até os traços dos irmãos gêmeos univitelinos, personagens principais do romance. Já no fim, o autor autografou alguns livros e foi para o Gringo’s Bar onde logo mais lançaria oficialmente o seu livro aqui em Natal.


Curso de letras realiza evento homenageando mulher


Mulher e poesia

"Da enxurrada de máscaras abatidas no desfile das solidões do próximo tempo, uma restou, e era a tua cara perdida de si mesmo". Esse "espelho" é da escritora, poetisa potiguar, Carmem Vasconcelos, uma das convidadas para compor a mesa-redonda da X Semana da Mulher e Poesia, que começa no dia 21, encerrando-se no dia 25 de março. O evento vai acontecer na  Universidade Potiguar - UnP, unidade Floriano Peixoto, nas salas do curso de  Letras e auditório, das 19h às 22h e marca a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que ocorreu no dia 8 de março e o da poesia, 14 de março.


Faz parte da mesa-redonda, que traz a temática "A mulher no cenário cultural Norte-Rio-Grandense", a presença das escritoras potiguares Carmem Vasconcelos, Ilane Cavalcante e Risolete Fernandes. A escritora Elizabeth Nasser estará no evento como palestrante, e é um dos pontos altos da semana da Mulher e Poesia. Ela é pesquisadora, colecionadora, professora universitária de História da Arte e formou-se em Artes Pláticas pela Universidade Federal de Urbelândia - UFU.


Já no Auditório I, haverá exibição do filme Frida, que aborda a vida de Frida Kahlo, mostrando suas obras, o amor, superação e o México, seguida de uma discussão entre a platéia e organizadores do evento. um sarau poético também será apresentado, juntamente com lançamentos de livros.