O que é PET?

   PET é um Programa de Educação Tutorial, criado em 1979, aperfeiçoado e ampliado durante 20 anos sob o acompanhamento e avaliação da CAPES. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Ensino Superio-SESU/MEC. 
     É designado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação ou por outro órgão por sua determinação. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação desde que obedecida as regras do programa.
     O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem. E procura propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementam a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e ampliar ou aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, espera-se proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
     Assim sendo, o PET não visa apenas proporcionar a seus componentes e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.
OBJETIVOS GERAIS
     Promover o desenvolvimento da qualidade acadêmica dos graduandos, de forma direta e ou indireta, estimulando o predomínio de valores que reforçem a consciência social de todos os envolvidos, levando a uma melhoria geral dos cursos de graduação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
     • Favorecer uma formação acadêmica de elevado nível, visando à formação de profissionais críticos e comprometidos, através:
          --do desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo;
          --do envolvimento dos integrantes em tarefas que propiciem o aprender e o refletir criticamente;
          --da discussão de temas relevantes para o exercício profissional;
          --da integração da formação acadêmica com as futuras atividades profissionais;
          --da participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
     • Estimular a melhoria do ensino de graduação por meio de:
          --desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso.
          --atuação dos integrantes como agentes disseminadores de novas idéias e práticas;
          --desenvolvimento de atividades que promovam o contato dos integrantes e demais alunos do curso com a realidade social em que o grupo/curso estejam inseridos, estimulando a amplitude da consciência do papel do aluno/curso, perante a sociedade.